Idolatrando o sagrado mas se esquecendo de Deus

Juízes 8.24-27

 E prosseguiu: "Só lhes faço um pedido: que cada um de vocês me dê um brinco da sua parte dos despojos". ( Os ismaelitas costumavam usar brincos de ouro. ) 25 Eles responderam: "De boa vontade os daremos a você! " Então estenderam uma capa, e cada homem jogou sobre ela um brinco tirado de seus despojos. 26 O peso dos brincos de ouro chegou a vinte quilos e meio, sem contar os enfeites, os pendentes e as roupas de púrpura que os reis de Midiã usavam e os colares que estavam no pescoço de seus camelos. 27 Gideão usou o ouro para fazer um manto sacerdotal, que ele colocou em sua cidade, em Ofra. Todo o Israel prostituiu-se, fazendo dele objeto de adoração; e veio a ser uma armadilha para Gideão e sua família.

O Manto Sacerdotal que era conhecido como Éfode era um manto ou xaile todo trabalhado com ouro e tecidos finos e que tinham 2 pedras de ônix que continuam o nome das 12 tribos de Israel também conhecidos as pedras por Urim e Tumim e era usado pelo Sumo Sacerdote. 
No episódio relatado em Juízes no período de Gedeão ele acabou fazendo por vontade própria sem o Senhor o haver ordenado, e isso ocasionou uma idolatria ao Éfode e não ao Senhor e a bíblia diz que o povo se prostituiu, nome dado ao pecado de idólatria em várias pasagens das Escrituras Sagradas e isso foi tropeço para Gedeão e sua família diz a Palavra de Deus.

Aprendemos algumas lições no ocorrido:
1) Devemos pedi orientação de Deus
2) Fazer as coisas na nossa própria vontade sem ter a plena certeza que é correto pode acarretar sérios problemas
3) Tudo que acontece conosco impacta na nossa família
4) Objetos e pessoas não devem ser adorados ou super valorizados, pois a glória é de Deus
5) Mesmo sendo servos de Deus e usados por Ele estamos sujeitos a cometer erros terríveis se não vigiarmos.
6) Não basta fazer o certo é preciso fazer da maneira correta.
7) Após uma grande vitoria pode vir uma grande prova.

Comentários